top of page

Luís Soares

2_edited.jpg

Luís Fernando Batista Soares – Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu o IV Nível do curso de Língua Gestual Portuguesa.

Iniciou os seus estudos musicais em Piano com a professora Teresa Coelho (Águeda).

No Seminário Santa Joana Princesa, em Aveiro, estudou órgão e música sacra com o professor Dr. Paulo Cruz e Guitarra com o professor Tiago Matias.

Estudou guitarra na Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada com os professores Davide Amaral, Joaquim Pavão e Jorge Cardoso (Argentina), tendo feito parte da respetiva Orquestra de Guitarras (G-Arts). Foi elemento fundador do Grupo Sinfo Díxie.

Participou em formações de direção coral com os maestros José Robert e Vasco Negreiros (Conservatório de Música de Águeda), Stanislava Paulov (Orfeão de Águeda e d’Orfeu), Dra. Teresita Gutierres Marques e Dr. Carlos Semedo (Coro Misto da Universidade de Coimbra).

Participou em formações de Metodologia e Técnica Orff (Carlos Gonçalves) e Património Musical português (Lancaster College – Valongo).

Participou no curso “Orientações Musicais para a Infância”, integrado na Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, orientado por Edwin E. Gordon, Helena Rodrigues e Paula Almeida.

Na Casa da Música, Porto, participou em vários projetos artísticos e formativos (Grande Bichofonia, Histórias do Sul, Sonho Americano, Verne – “20 mil músicas submarinas e Em Canto se conta o Natal trabalhando com Paulo M. Rodrigues, Jorge Queijo, Paulo Zé Neto, Helena Caspurro, Jorge Prendas & Vozes da Rádio, Paulo Coelho de Castro, António Serginho e Ricardo Baptista. Participou ainda nas formações: Dançar na Sala de Aula (Catarina Silva) e Cantar com Bebés (Isabel Gonçalves e Joana Araújo).

É Maestro do Grupo Coral Jovem da ARCEL desde a sua fundação e Professor de Expressão Musical e Musicoterapia em várias escolas e instituições. É Tenor no Orfeão de Águeda com centenas de concertos realizados em Portugal e estrangeiro (Espanha, França, Itália e República Checa). Destacam-se participações em concertos com Vitorino, Vozes da Rádio, Helena Caspurro, Galandum Galundaina e Toques do Caramulo.

Produz espetáculos musico-teatrais para a ARCEL (Associação Recreativa e Cultural de Espinhel) que preside e onde é Coordenador Cultural e o diretor artístico da Animatus Band.

Colabora e participa com a d’Orfeu em várias iniciativas e formações há 20 anos.

Desenvolve diariamente a Musicoterapia em várias escolas e instituições dos concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Vagos  focado na primeira infância (bebés e crianças em idade pré escolar) mas também em jovens e idosos.

bottom of page