top of page

Ricardo Reis

Maria e David - Wedding Day - 1482_edite

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos na Escola de Música da ARCEL (Associação Recreativa e Cultural de Espinhel) na classe de teclado com o professor e maestro Rogério Fernandes.

Em 2000 ingressou na Escola de Música da Tuna de Óis da Ribeira nas classes de formação musical e percussão e foi também percussionista da mesma. Em 2002 fez a sua primeira internacionalização com um concerto no Dia de Portugal no Luxemburgo.

Em 2005 ingressou na Banda Marcial de Fermentelos dirigida pelo maestro Luis Cardoso e participou na gravação do seu CD "Marcial de Fermentelos" e em concertos com a sua orquestra ligeira “Olbama”. Paralelamente continuou a sua colaboração com a Tuna de Óis da Ribeira , principalmente com a sua Orquestra Ligeira Juvenil, onde regressou a tempo inteiro em 2008. No mesmo ano entrou no Conservatório de Música de Águeda no curso livre de Bateria lecionado pelo professor Hélder Roque.

Em 2012 foi convidado a integrar o projeto SinfoDixie e em 2016 lançaram o seu primeiro CD "Yellow Dog" e participam no seu primeiro festival de Jazz. Paralelamente colaborou com o Grupo Coral da ARCEL em vários concertos em território nacional e internacional onde se destacam os concertos em território Espanhol como Vitória, Segóvia e Ourense.

É membro fundador da Animatus Band e foi professor na Escola de Música da ARCEL.

Colaborou também como baterista/percussionista com grandes nomes da música nacional como Vitorino de Almeida, Helena Caspurro, Vozes da Radio, e em projetos como Águeda Brass Band, Festival de Dixieland de Águeda, Povo que Lavas no Rio e Confutatis Brass, e trabalhou com os maestros Luís Cardoso, António Saiote, Carlos Marques, Paulo Neto, Luís Soares, António Bastos e Lito Fontana

Participa regularmente em várias Masterclasses, Workshops, cursos de bateria e percussão, tendo já trabalhado com Vicky Marques, André Silva, Robertinho da Silva, Craig Blundell, Florian Alexendru, Jost Nickel e Benny Greb.

Colaborou com a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo sob a direção dos maestros Rafael Ferreira e Nuno Bastos, onde também lecionou a classe de bateria e percussão e participou numa digressão pelos Açores e em concerto especial de tributos aos Queen.

Colabora regularmente com diversas bandas do país onde se destacam a Sociedade Musical Santo António (Carvalhal Redondo) sob a direção do maestro Roberto Loureiro e a Banda Musical de São Pedro do Sul sob a direção do maestro Tiago Mendes na sua participação no Festival de Bandas de Almada.

Em 2024 regressou à banda da qual foi fundador, a Animatus Band.

bottom of page